sábado, 12 de dezembro de 2009

Superação - Parte I

José Maria Ferreira chegara enfim em casa. O dia tinha sido cansativo e para alguém na sua situação tudo se complicava ainda mais. José Maria sofrera um acidente de carro quando criança e perdera o movimento das pernas. Por esse motivo, se locomovia por meio de uma cadeira de rodas que ganhara com muita dificuldade, contando com a ajuda da população de seu pequeno bairro na cidade de Xique-Xique, Bahia.

Desde moleque José Maria gostava de água, e sempre que podia, ia com seus amigos tomar banho de rio. Seu maior sonho era o de se tornar nadador profissional e concorrer nas olimpíadas, mas a paralisia destruiu seu maior sonho. A família de José Maria sempre fora muito pobre e nunca teve condições de ajudar o filho que jamais desistira de realizar seu sonho. Após completar vinte anos, e com algumas economias guardadas pela família, José Maria se mudou para a cidade de São Paulo onde aprendeu a arte da taquigrafia e se tornou taquigrafo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.
Depois de três anos vivendo em São Paulo, a vida de José Maria estava indo bem e com o salário que recebia no tribunal, ajudava a família que ficara na Bahia. Nas oportunidades que tinha ia fazer aulas de natação no Centro Esportivo próximo a sua casa em Santo André. Ele morava sozinho em um apartamento e como lidara com as dificuldades de sua deficiência desde criança, sempre conseguiu se virar sozinho em casa. No entanto, José Maria se sentia só, pois desde que chegara a São Paulo, não havia encontrado nenhuma namorada que o aceitasse com seu problema. A mãe de José Maria, Dna. Cândida, nunca aceitou totalmente a ida do filho caçula para São Paulo. Acreditava ela, que ele não cuidaria de si direito e temia que sofresse frustrações em uma cidade grande. Já o pai, Sr. Gonçalo, acreditava que o filho tinha muita força e persistência e conseguiria realizar seu sonho de ser nadador. Enquanto a família na Bahia torcia por ele, José Maria prosseguia sua vida trabalhando no Tribunal e fazendo suas aulas de natação.
(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário