Todos sabemos que trabalhar engrandesce o homem e que graças ao trabalho mantemos nossa vida, nossa família, etc. Trabalhar cinco dias da semana é por vezes cansativo. Eu, por exemplo, começo a segunda com energia e quando vai chegando quarta, quinta, já estou pedindo pelo amor de Deus pela sexta-feira. A sexta é esperada por pelo menos 99,99% da população ativa por ser o último dia de trabalho da semana. Mas alguém sabe porque o dia tem esse nome?
Os nomes dos dias em Português tem sua origem na liturgia católica. Na maior parte das outras línguas, a sua origem são nomes de deuses pagãos e deuses mitológicos aos quais os dias eram dedicados. Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando a sexta-feira ao astro Vênus, o que originou outras denominações, em espanhol diz-se viernes e no italiano venerdi, com o significado de Vênus e dia de Vênus. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se friday, dia de Frige e em alemão Freitag, dia de Freiia.
Bom, o fato é que Vênus também é a deusa romana do erotismo, do amor e da beleza. Talvez seja por isso que cultuamos tanto a sexta-feira, ela nos traz ótimas referências, não acham? rs...
História à parte, o bom é saber que existem as sextas-feiras para nos lembrar de que teremos dois dias de descanso pela frente. Para curtir a família, os filhos, o amor, ou um passeio, um filme, uma leitura, seja o que for. Por isso, viva a sexta-feira nossa de todas as semanas! Curtam o quanto puderem esse dia! ;)
Com informações: Wikepédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário