Hoje eu estava refletindo sobre a participação de cada um de nós, brasileiros, no processo de tomada de decisões que dão os rumos para o País, como poder participar, por exemplo, da indicação de uma emenda ao orçamento, aprovado anualmente pelo Congresso Nacional até 22 de dezembro.
O orçamento é só uma das tantas decisões que acontecem nos três poderes, em Brasília. Eu trabalho na Câmara dos Deputados há três anos e já assimilei muito do que é tratado lá, mas bem que gostaria de trabalhar no Judiciário e no Executivo como forma de me interar sobre os processos nesses poderes também. Acredito que esse tipo de experiência traria a nós um pouco mais de um sentimento de cidadania, de pertencimento, até porque facilitaria quando fossémos executar nosso "poder maior" enquanto cidadãos: o voto. Talvez, votássemos mais conscientes!Lógico que essa possibilidade é irreal, mas interessante, isso seria!
Tá certo que há pessoas que pouco se importam para o que acontece no centro do poder, e até os que se interessam têm seus momentos de "chutar o balde". Entretanto, estaríamos mais ligados naqueles que colocamos como nossos representantes, sem contar que escolheríamos melhor, afinal, estaríamos "cuidando do que é nosso", como muitos de nós, confessadamente eu, negligenciamos. No caso da LDO e LOA, quem tiver interesse, há uma cartilha bem legal que explica tudinho no endereço :http://intranet2.camara.gov.br/internet/orcamentobrasil/cidadao/entenda. Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário