segunda-feira, 16 de novembro de 2009

As angústias da subtituição

Com os tempos modernos, vivemos contra o relógio, correndo, sempre correndo. Mas para que? Temos que ser profissionais, mães, pais, amigos, maridos, esposas, e tantas outras coisas mais e nem sempre sobra tempo para nós mesmos, dai o corpo começa a reclamar: dores, cansaço, fadiga, estresse. Porque agimos assim?!
Penso ser o medo da substituição. Como todos nós adotamos que "ninguém é insubstituível", nos matamos para sermos aceitos pelo parceiro, pelos amigos, mas ainda pior, nos matamos para manter o emprego. Não podemos nunca tirar férias, recesso ou mesmo nos afastar demais durante um feriado. O medo de perder nosso espaço nos assombra diariamente, então, haja o que houver descanso jamais!
Pecamos muito quando pensamos assim, principalmente com relação ao bem estar do nosso corpo, da nossa mente. Não estou aqui incitando alguém a deixar de se preocupar com seu espaço, mas apenas de ir mais devagar, com cautela, afinal, se não cuidarmos de nós, se não nos dermos um tempo, é bem possível que perderemos espaço sim, mas não em decorrência de negligência nossa, mas de coisa bem pior...É bom refletirmos a respeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário