domingo, 12 de abril de 2009

A riqueza do trabalhador brasileiro

O trabalhador brasileiro sofre. Sofre todos os dias ao acordar cedinho, às vezes até antes do galo cantar, somente para levar o sustento à família. Alguns ainda persistem um pouco mais e têm pretensões maiores trabalhando e poupando, para quem sabe, conseguirem enriquecer um dia. Certa vez ouvi alguém dizer mais ou menos assim: “ assalariado não enriquece, consegue até manter um padrão de vida, mas não consegue enriquecer trabalhando sempre para o crescimento alheio e não para o seu”.
Quando ouvi isso, passou um filme diante dos meus olhos: aqueles trabalhadores do Nordeste, pobres trabalhadores brasileiros que labutam na roça todos os dias em meio ao sol escaldante para receberem um salário medíocre, que mal dá para o sustento da casa, e ainda precisam pagar os tributos cobrados pelo governo. Esses brasileiros marginalizados desconhecem o destino desse dinheiro suado e o que seja ICMS, IPVA, ITD, IOF, IR, IPTU, ITBI, ISS entre muitos outros, sem contar é claro a CPMF (hoje extinta), cobrada nas transações financeiras que muitos trabalhadores nem têm conhecimento por não possuírem contas bancárias. Algumas pessoas utilizam o termo “os impostos pesam no bolso do contribuinte”, mas o melhor termo seria “esvazia o bolso do contribuinte”, deste que desconhece essas siglas porque no final do mês sem dinheiro e, além do seu bolso, o estômago também fica vazio.
Nessa circunstância, ao pobre só resta uma solução: roubar. Roubar para matar a sua fome e a de sua família, mesmo que seja um mísero pão. Nessas horas em que a fome aperta e o desespero toma conta o pobre trabalhador rouba e esta ação o leva para a cadeia. Não tem dinheiro para pagar fiança muito menos advogado e acaba ficando por ali mesmo até o dia em que...Bem, o dia em que a sua família irá velar seu corpo por alguma desavença na prisão.
Enquanto o pobre trabalhador sofre por querer apenas saciar uma de suas necessidades básicas, o verdadeiro crime acontece nos bastidores do poder em Brasília. A impunidade rola solta para os Marcos Valérios, Delúbios e Dudas da vida.
Para findar ressalto que assalariados enriquecem sim, não o humilde brasileiro, aquele que trabalha duro de sol a sol, mas os deputados do mensalão, esses enriquecem rápido e alguns nem têm onde guardar tanto dinheiro que até o escondem dentro da cueca. E o povo brasileiro? Ah meu amigo, o povo brasileiro continua na mesma: miserável e sem direitos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário